O consumo de drogas costuma causar alterações na mente, no corpo e no comportamento das pessoas.
Fazem parte deste grupo, substâncias químicas:
- De origem natural (maconha, por exemplo);
- De origem natural mais química (álcool, cocaína, cigarro).
As drogas afetam o sistema nervoso, com efeitos psicotrópicos ou psicoativos (curativos, relaxantes, anestesiantes ou alucinógenos).
Entre os jovens
A população jovem é a mais vulnerável ao consumo de drogas seja por problemas psicológicos, insatisfação com a vida que levam, busca do prazer ou de soluções rápidas para seus problemas.
Soma-se a isso a facilidade de acesso às drogas especialmente nos grandes centros.
Os tipos de dependências às drogas
A dependência física
O organismo já está acostumado com a presença da droga. Caso ocorra a abstinência o indivíduo pode ter inúmeros sintomas como insônia, tremores, irritabilidade, dores de cabeça, ansiedade, depressão, paranoia e até alucinações.
A dependência psíquica
O indivíduo está habituado a viver sempre sob os efeitos da droga e apresenta um impulso incontrolável de continuar com o vício. Tem medo de ficar sem a droga e apresentar os efeitos da abstinência.
Existem vários tipos de drogas
As estimulantes, as alucinógenas, as depressivas, as narcóticas, etc., sendo que todas causam graves problemas físicos, emocionais e de relacionamento familiar.
O álcool
O alcoolismo hoje em dia é considerado uma doença e deve forçosamente ser tratado devido aos inúmeros problemas que provoca, tanto do ponto de vista da saúde do alcoólatra como dos problemas sociais consequentes.
O álcool aumenta muito o risco de doenças, além de levar a problemas como agressividade, dificuldade no convívio social, problemas no trabalho, perda de memória e da capacidade de julgamento. O alcoólatra crônico fatalmente terá uma degradação moral e física colocando em risco sua vida.
A nicotina
A nicotina é uma substância contida no tabaco e que leva à dependência. Após a aspiração da fumaça do cigarro, quase todas as substâncias inaladas permanecem nos pulmões, provocando inúmeros distúrbios cardiovasculares e respiratórios (câncer de pulmão, enfisema e ataque cardíaco).
A maconha
Talvez a droga mais antiga e mais consumida a maconha provoca um estado de euforia com diminuição das inibições. O usuário pode apresentar-se desligado do mundo que o cerca e o consumo prolongado pode levar a fadiga, perda de memória e da capacidade de concentração e em muitos casos a paranoia e psicose.
A cocaína e o crack
A cocaína é extraída das folhas da coca, planta originária dos Andes sendo o crack um subproduto, na forma de pedra cristalizada, obtida a partir da pasta de coca.
O crack é fumado em cachimbos e seu efeito extremamente grave, desde depressão, alucinações, convulsões, problemas respiratórios e comprometimento cerebral até a morte.
O LSD
O LSD é uma droga sintética, e seus efeitos são: alterações da percepção de tempo e de espaço, causando confusão mental e alucinações. As chamadas viagens podem levar a parada cardiorrespiratória e coma. Muitos usuários cometem suicídio.
Drogas e AIDS
Entre os usuários de drogas injetáveis, a infecção pelo HIV aumentou muito, principalmente pelo compartilhamento de seringas e agulhas.
O vírus contamina além do viciado os seus parceiros sexuais, explicando o grande número de casos de AIDS entre as mulheres.
Tratamento do usuário de drogas
Antes de qualquer proposta de tratamento é fundamental uma avaliação do estado físico, psíquico e social do paciente. Em caso de overdose sempre considerar como emergência médica e o tratamento deve ser feito em hospital.
Após avaliação médica inicial, pode-se optar por:
- Terapia individual ou aconselhamento;
- Terapia familiar ou grupal ou aconselhamento;
- Internação para tratamento de desintoxicação;
- Acompanhamento em centros de saúde mental e fazer parte de grupos de autoajuda.
Outras substâncias que alteram o funcionamento do sistema nervoso
Os inalantes
Os solventes (gasolina, acetona, querosene, fluído de isqueiro, cola de sapateiro, por exemplo), os anestésicos (éter, clorofórmio), podem provocar até perda de consciência, convulsões e lesão cerebral.
As anfetaminas
De uso proibido, são encontradas principalmente em comprimidos para espantar o sono ou em medicamentos moderadores do apetite. Estas substâncias causam forte dependência.
A cafeína
A aparentemente inofensiva cafeína, em altas doses provoca euforia, agitação e insônia.
Os xaropes e analgésicos
Muitos xaropes para a tosse tem a codeína em sua composição e se consumidos abusivamente podem levar a sintomas como letargia, convulsões, confusão mental, coma e até à morte.
A morfina prescrita pelos médicos como potente medicação contra a dor, também pode levar aos mesmos problemas no caso de consumo abusivo.
Você pode ler também:
Verdades e mitos sobre o CRACK