1º Faça uma Avaliação Médica Inicial
Antes de iniciar qualquer programa de exercícios ou esporte é imprescindível você passar por uma avaliação médica completa, física e postural, obtendo dados importantes do seu estado atual de saúde, orientando o treinamento mais adequado para seu organismo.
2º O alongamento deve ser cuidadoso
O alongamento deve ser feito antes e depois das atividades. Com ele, o atleta ganhará mais flexibilidade, relaxamento físico e até mental, além da diminuição de possíveis dores musculares após os exercícios.
3º Nunca esqueça do aquecimento
Além do alongamento, o aquecimento é fundamental antes da atividade física, pois ativa a circulação sanguínea, diminuindo o risco de lesões musculares como os estiramentos.
4º Sempre calçados e roupas adequados
Sempre tomar muito cuidado na escolha do calçado e da vestimenta. Existem os mais variados tipos e modelos para cada atividade. Procure também saber como você pisa para escolher o tênis correto. As roupas sempre devem ser leves facilitando a transpiração e os movimentos.
5º Tenha uma postura correta
Atenção à postura durante a atividade física. Uma postura inadequada pode levar a inúmeros quadros dolorosos como dores nas costas, no pescoço, na região lombar.
6º Atenção para o excesso de peso
Cuidado com o sobrepeso. Ele prejudica o funcionamento das articulações e põe em risco o seu coração. Mude seus hábitos alimentares e comece a praticar exercícios, sempre com orientação especializada.
7º Controle a respiração
Para você se cansar menos é importante que a respiração seja abdominal (na barriga) principalmente em exercícios de alongamento, evitando a contração desnecessária de músculos.
8º Goste do que está fazendo
Você deve realizar as atividades físicas de que mais gosta e adequadas às suas condições. Não adianta praticar um esporte ou exercícios contra a sua vontade. Você logo irá desistir.
9º O treinamento deve ser adequado
O treinamento deve ser adequado às suas necessidades. O ideal é que o condicionamento se desenvolva progressivamente com perfeito equilíbrio entre força e flexibilidade para não sobrecarregar músculos, articulações, tendões.
10º Sempre consultar profissional capacitado
Você deve procurar sempre um profissional especializado antes de iniciar qualquer atividade física. Durante a evolução do seu condicionamento, também devem ser realizadas avaliações periódicas, para acompanhar o seu progresso.
Leia também:
Ginástica, corrida, futebol e natação
Calorias X Exercício: o que é preciso para queimar as calorias ingeridas