A partir de 18 de agosto último, o calendário de vacinação infantil mudou. Agora, duas novas vacinas, a pentavalente e a injetável contra a poliomielite, foram incluídas na Carteira de Vacinação.
A pentavalente imuniza a criança contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenzae tipo B e a hepatite B) em uma única dose injetável.
Esta nova vacina reúne a proteção de outras duas distintas, a tetravalente, que deixa de ser ofertada, e a da hepatite B. A pentavalente deve ser aplicada aos 2, 4 e 6 meses.
Segundo o ministro da Saúde Alexandre Padilha “a introdução dessa vacina reduz uma picada nas crianças”. Portanto além de amenizar o desconforto dos bebês, também tem a vantagem de diminuir as idas ao posto de saúde.
Outra mudança é sobre a prevenção contra a paralisia infantil. A partir de agora, os pequenos que ainda não foram imunizados devem tomar a primeira dose aos 2 meses e a segunda aos 4 meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos 6 meses), e o reforço (aos 15 meses) continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.
Leia também: