Você sabia que
Hoje em dia é comum o Pediatra solicitar para as crianças dosagens do Colesterol e o que é pior, muitos exames confirmam a suspeita de Colesterol Alto.
Você sabia que
Devido à vida moderna, aos hábitos alimentares pouco saudáveis, a falta de atividade física a chamada Hipercolesterolemia é muito investigada nas crianças.
Você sabia que
O Colesterol alto costuma ser um mal silencioso, que não apresenta sintomas e não acomete somente as crianças gordinhas. Muitas vezes o diagnóstico é feito tardiamente.
Você sabia que
Estima-se que no Brasil 25 a 30% das crianças apresentem dosagens de Colesterol elevada, colaborando para isso além do sedentarismo e os hábitos alimentares inadequados, predisposição genética.
Você sabia que
O Colesterol aumentado irá provocar os mesmos problemas do adulto, ou seja, depósitos desse tipo de gordura nas artérias das crianças, aumentando a possibilidade de problemas cardiovasculares no futuro.
Você sabia que
A alimentação de crianças e jovens, inclusive as opções oferecidas nas lanchonetes e cantinas das escolas, favorece ao aparecimento do Colesterol elevado. Fazem parte do cardápio das crianças as frituras (batata, salgados), embutidos (salsicha, presunto, salame), gema de ovo, carnes vermelhas gordurosas, sorvetes, biscoitos recheados, doces cremosos, etc.
Você sabia que
Na maioria dos casos o controle alimentar e atividade física regular são suficientes para controlar as taxas de colesterol, não sendo necessário o uso de medicamentos.
Você sabia que
Já existe um consenso entre os pediatras sobre os critérios de controle do Colesterol em crianças e adolescentes. A partir dos quatro anos, o exame do Colesterol é feito a cada cinco anos. Nos casos em que os pais apresentaram Colesterol alto antes dos 40 anos, a sugestão é de que seja feito exame anual nas crianças e nos casos de crianças obesas o exame deve ser feito a cada seis meses.
Leia também:
Colesterol, noções importantes.
Prevenção do Infarto do Miocárdio