Você sabia que
Geralmente a Audiometria é solicitada quando existe a queixa de comprometimento da audição ou em casos de traumas do ouvido, infecções, ou problemas hereditários.
Você sabia que
A audiometria avalia a capacidade do paciente para ouvir sons e informa as possíveis perdas que podem ser do ouvido externo, ouvido médio ou ouvido interno.
Você sabia que
Outras perdas auditivas podem ser devido a problemas do nervo auditivo, das vias auditivas sensoriais ou serem perdas mistas.
Você sabia que
A perda auditiva pode ser analisada em cada um dos ouvidos, isoladamente e que existem dois tipos de Audiometria, a tonal e a vocal.
Você sabia que
A Audiometria tonal avalia as respostas do paciente a tons puros, emitidos em diversas frequências, determinando qual o grau e qual o tipo de perda auditiva
Você sabia que
A Audiometria tonal é um exame subjetivo porque depende da resposta do paciente aos estímulos auditivos aplicados no teste. Pode ser feito por via aérea ou por via óssea
Você sabia que
Audiometria vocal mede a capacidade de compreensão da voz humana. O paciente evidencia a sua capacidade de percepção e compreensão da voz humana emitida no exame.
Você sabia que
A Audiometria é um exame relativamente simples, indolor e é executado por um fonoaudiólogo ou por um otorrinolaringologista.
Você sabia que
A Audiometria é feita com o paciente em uma cabine acústica isolada de sons, com uma parede de vidro através da qual o examinador pode vê-lo. O paciente usa um fone de ouvido e um microfone, através do qual ouvirá os sons emitidos pelo examinador e responderá a eles por meio de sinais e gestos, como levantar a mão, por exemplo.
Você sabia que
A medida da audição é feita em decibéis e o teste varia de zero a 120 decibéis. A audição normal começa geralmente em 25 decibéis. Se o paciente começar a ouvir apenas a partir dos 50 decibéis, pode-se dizer que existe uma perda auditiva leve. Entre 55 e 70 decibéis, perda moderada, entre 75 e 90 decibéis, perda severa e acima dos 90 decibéis, perda profunda.
Você sabia que
A Audiometria é importante para determinar a indicação ou não de um aparelho auditivo e qual o tipo mais adequado. Ajuda também a definir o diagnóstico e o prognóstico do caso e indicar medidas preventivas evitando a piora do quadro.
Você sabia que
Em pediatria, a Audiometria é importante para diagnosticar deficiências auditivas que muitas vezes não são percebidas e que são responsáveis por um deficiente rendimento escolar.
Leia ainda: