Você sabia que
Aproximadamente 9% das pessoas que experimentam a maconha tornam-se viciadas e se considerarmos só as pessoas abaixo dos 18 anos, essa proporção chega a 17%.
Você sabia que
O uso da maconha na adolescência tem um agravante: o cérebro se desenvolve desde o período antes do nascimento até os 21 anos de idade e é nesta fase da vida que ele fica muito mais exposto às agressões causadas pela maconha e as consequências são para sempre. Pessoas que usaram maconha regularmente na adolescência costumam apresentar problemas de atenção, aprendizado e memória.
Você sabia que
Muitos afirmam que a maconha melhora o desempenho sexual, porém ocorre exatamente o contrário. A maconha costuma provocar letargia e diminuição de atividade de alguns receptores cerebrais, comprometendo a percepção de tempo, espaço e os reflexos, prejudicando assim a qualidade da relação sexual.
Você sabia que
Entre todos que fazem uso diário da maconha, 25% a 50% apresentam sintomas de dependência à droga.
Quando comparamos as pessoas que começaram a fumar maconha na idade adulta, com os que começaram na adolescência, estes apresentam quatro vezes mais sintomas de dependência.
Quando a pessoa já está dependente aparecem crises de abstinência (ansiedade, irritação,variação do humor e insônia).
Você sabia que
O uso continuado da droga, em doses elevadas, provoca deficiências cognitivas que irão afetar a memória e a atenção, comprometendo o aprendizado e o desempenho escolar.
Você sabia que
Outra grave consequência do uso abusivo da maconha é o comprometimento da habilidade de conduzir veículos. Pesquisas mostram uma relação direta entre as concentrações de THC (tetrahidrocanabinol) no sangue e a chance de acidentes de trânsito.
Você sabia que
Fumar maconha com regularidade e por muito tempo, provoca inflamação das vias aéreas, aumentando a resistência à passagem do ar pelos brônquios, diminuí a elasticidade do tecido pulmonar, colaborando com o aparecimento do enfisema pulmonar.
Você sabia que
- Muitos defendem o uso medicinal da maconha. Hoje, pesquisas mostram claramente que a maconha tem ação benéfica em alguns casos:
- O glaucoma, doença causada pelo aumento da pressão intraocular, pode melhorar com os efeitos transitórios do THC, apesar de existirem medicamentos mais eficientes.
- O tratamento das náuseas, devido à quimioterapia nos casos de câncer foi uma das primeiras aplicações clínicas do THC. Hoje em dia existem medicações mais potentes.
- Estudos mais antigos, já mostravam que em pacientes com AIDS, o uso da maconha melhorava o apetite e o ganho de peso.
- Nos quadros crônicos de dor, há muitos anos a maconha é utilizada, inclusive sendo comercializado em muitos países para uso oral (dronabinol), com muito menos efeitos colaterais do que a droga fumada.
- A maconha pode ter ação medicinal nos casos de inflamações, esclerose múltipla, artrite reumatoide e epilepsia.
Leia também:
Verdades e mitos sobre o CRACK