Você já ouviu falar do Janeiro Branco?

Você já ouviu falar do Janeiro Branco?

Bem-vindo, 2021! Venha com leveza, bons momentos e, claro, muita saúde. 

Nós da MDS estamos a todo vapor preparando novidades e muito conteúdo especializado para você se manter sempre bem e saudável. E para começarmos o ano com o pé direito, atualizamos a identidade visual das nossas campanhas mensais de saúde a fim de deixá-las ainda mais modernas e dinâmicas. O primeiro assunto é super relevante – o Janeiro Branco.

Já ouviu falar dele? Continue a leitura e descubra!

A campanha é recente, mas cheia de importância. Criado em 2014, o Janeiro Branco surgiu em Minas Gerais e tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção ao adoecimento emocional. O primeiro mês do ano foi estrategicamente escolhido para acompanhar o período no qual as pessoas costumam estabelecer metas e objetivos para alcançar seus sonhos ou até mesmo, melhorar sua qualidade de vida, e após um 2020 tão difícil e cheio de incertezas, esta mobilização não poderia fazer mais sentido.

Quando falamos de saúde emocional, não estamos apenas nos referindo aos transtornos mentais, mas também à forma como lidamos com as tensões do dia a dia, com os nossos sentimentos e com as outras pessoas. 

Você sabia?

Se a saúde mental está prejudicada, você fica mais suscetível a desenvolver doenças de cunho emocional, como ansiedade e depressão, ou até mesmo outras doenças crônicas como obesidade e hipertensão.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a depressão atinge 5,8% da população brasileira, e distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3%. No entanto, o índice de pessoas diagnosticadas com alguma doença emocional tem aumentando e isso, segundo o órgão, é uma “boa notícia” pois aponta que um número maior de pessoas está tratando sua saúde mental, já que existem ainda muitos preconceitos e julgamentos sobre o tema.

As doenças emocionais mais comuns, são:

  • Transtorno de ansiedade: sentir ansiedade em uma entrevista de emprego, viagem ou em um momento difícil é normal. Torna-se doença quando há preocupação excessiva, persistente e de difícil controle, que perdura por 6 meses, no mínimo. 
  • Depressão: é um estado de tristeza profunda, desânimo e falta de motivação. Quem apresenta depressão não percebe a doença com facilidade e, muitas veze,s precisa de auxílio das pessoas próximas.
  • Síndrome do pânico: relacionada também à ansiedade, manifesta-se na forma de crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo sem motivo aparente para isso. 

Fique atento aos sinais físicos que podem indicar doenças emocionais: 

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Tremores;
  • Respiração ofegante e falta de ar;
  • Suor frio ou excessivo;
  • Boca seca e enjoos;
  • Dor no estômago e nó na garganta;
  • Dor no peito, nas costas e na cabeça;
  • Manchas vermelhas e roxas na pele.

Reverta essa situação! Diga não ao preconceito!

A falta de apoio às pessoas com transtornos mentais juntamente com o medo do estigma as impede de buscar o tratamento necessário para viverem saudáveis e produtivas.

A MANUTENÇÃO DA SAÚDE MENTAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO A SAÚDE FÍSICA! 

Procure apoio, você não está sozinho!

#MDSBrasil #JaneiroBranco #Saude #Health #SaudeEmocional #SaudeMental #MentalHealth #Prevencao #DicasMDS 

Fontes:

https://www.amafresp.org.br/noticias/janeiro-branco-campanha-destaca-importancia-da-saude-mental/

http://www.ufrgs.br/obcomp/campanhas-interesse-publico/1/553/conheca-a-campanha-janeiro-branco/

https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/janeiro-branco-2020/

https://saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/campanha-janeiro-branco-quer-falar-sobre-prevencao-a-depressao-e-ansiedade

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Área Restrita

Plataforma de operação de benefícios

Inscreva-se e receba novos conteúdos!



Estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies da MDS Brasil.*

Estas informações têm como fonte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que devem ser consultadas aqui, e do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas aqui. Destinam-se a informar quais as recomendações gerais das autoridades competentes, não podendo ser consideradas como prestação de aconselhamento médico por parte da MDS.
A MDS não poderá ser legalmente responsável pelas informações acima prestadas. A informação constante deste site não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MDS Brasil © 2021 - Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por