DEZEMBRO LARANJA: O FOCO AGORA É A SAÚDE DA SUA PELE

DEZEMBRO LARANJA: O FOCO AGORA É A SAÚDE DA SUA PELE

Estamos em dezembro, e, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha do Dezembro Laranja, que tem o propósito de conscientizar e de promover a prevenção ao câncer de pele, pois quando descoberto no início, as chances de cura chegam a mais de 90%. A MDS deseja que você se mantenha saudável, por isso, listamos algumas informações e dicas sobre o assunto. Mantenha-se conectadx! Vamos fechar o ano com uma live especial, acompanhe nossas redes sociais e fique atento!

Estamos em dezembro, e, desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia realiza a campanha do Dezembro Laranja, que tem o propósito de conscientizar e de promover a prevenção ao câncer de pele, pois quando descoberto no início, as chances de cura chegam a mais de 90%. A MDS deseja que você se mantenha saudável, por isso, listamos algumas informações e dicas sobre o assunto. 

Mantenha-se conectadx! Vamos fechar o ano com uma live especial. Intitulado “Dezembro Laranja: o foco agora é a saúde da sua pele”, o evento digital será realizado no dia xx, às xx horas, pela plataforma xxxxx.  Participe!

Boa leitura!


Câncer de Pele

É um tumor maligno caracterizado pela presença de células que crescem e se multiplicam de forma anormal e descontrolada. Manifesta-se de duas formas:

– Carcinomas: Esses tumores têm letalidade baixa, mas provocam cerca de 1.900 óbitos a cada ano no nosso país.

– Melanomas: Muito menos comum, o câncer melanoma é o tipo mais agressivo de tumor da pele e, por este motivo, determina mais de 1.700 óbitos a cada ano.

A doença em números

O câncer de pele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Isso significa que uma em cada quatro novas ocorrências de câncer no Brasil, é de pele. Infelizmente, a expectativa é de que mais de 180 mil casos novos da doença sejam diagnosticados a cada ano. No entanto, quando descoberto no início, as chances de cura chegam a mais de 90%.

Você Sabia?

Todos os tipos de câncer de pele estão relacionados à exposição solar. Tanto a exposição solar crônica diária, ou seja, pequena quantidade de sol nas áreas expostas ao longo da vida, quanto episódios de exposição solar intensa e desprotegida, que levam a queimaduras, são fatores de risco para o câncer de pele.

Fatores de Risco

Todos estamos sujeitos ao câncer de pele, por isso, é importante evitar a exposição prolongada e repetida ao sol (raios ultravioletas – UV), principalmente na infância e na adolescência. Também vale ter cuidado com a exposição a câmaras de bronzeamento artificial.

No entanto, algumas pessoas estão geneticamente mais predispostas a esse mal, como indivíduos com pele e olhos claros, que tenham cabelos ruivos ou loiros, ou que sejam albino. Ter histórico familiar ou pessoal de câncer de pele também deve ser observado.

Atenção aos Sinais

Procure logo um dermatologista se perceber: 

  • Aparecimento de uma pinta escura de bordas irregulares acompanhada de coceira e descamação.
  • Aumento no tamanho, alteração na coloração, na forma e bordas irregulares de uma lesão pigmentada que pré-existente.

Vamos prevenir?

Evite exposição solar, principalmente durante os horários entre 10 e 16h

Use roupas que protejam o corpo como calças compridas e blusas de mangas. Tecidos escuros e firmes, também oferecem melhor proteção

Crianças e adolescentes devem evitar superexposição ao sol, para, assim, reduzir o risco na fase adulta

Use óculos com filtro de UV

Durante deslocamento ou permanência em áreas ensolaradas, dê preferência a locais com sombra

Use protetor com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30, em todas as áreas que ficarão expostas ao sol, diariamente

Use chapéu de abas largas, porque ele protege áreas muitas vezes expostas ao sol intenso como orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa. Bonés protegem o rosto e a cabeça, mas não o pescoço ou as orelhas, locais onde normalmente os cânceres de pele começam a se desenvolver.

Fique atento a qualquer sinal e caso perceba qualquer mudança na pele, procure um médico dermatologista

Curta o sol, mas proteja a sua pele!

#MDSBrasil #Dezembrolaranja #Prevenção #Cancerdepele #Saude #Health #DicasMDS #questãodepele

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Área Restrita

Plataforma de operação de benefícios

Inscreva-se e receba novos conteúdos!



Estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies da MDS Brasil.*

Estas informações têm como fonte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que devem ser consultadas aqui, e do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas aqui. Destinam-se a informar quais as recomendações gerais das autoridades competentes, não podendo ser consideradas como prestação de aconselhamento médico por parte da MDS.
A MDS não poderá ser legalmente responsável pelas informações acima prestadas. A informação constante deste site não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MDS Brasil © 2021 - Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por