Novembro Azul: a hora e a vez dos homens na prevenção do Câncer de Próstata e nos  Cuidados com a Saúde Masculina

Novembro Azul: a hora e a vez dos homens na prevenção do Câncer de Próstata e nos Cuidados com a Saúde Masculina

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, glândula responsável por produzir parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Você Sabia?

Em novembro de 2008, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com o objetivo de fortalecer a saúde da população masculina ajudando na prevenção de doenças.

Essa medida foi tomada pois identificou-se que os homens, só vão ao médico já com as doenças em estágio avançado, o que, muitas vezes, pode comprometer a cura.

 Câncer de Próstata

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula responsável por produzir parte do sêmen e é o segundo tipo de tumor maligno mais comum entre a população masculina. 

É o segundo tipo de câncer mais comum entre os homensEstimativa de novos casos em 2020 65.840
Número de mortes em 2018 15.576

Prevenir é um ato de atenção consigo 

Em 2020, o mundo foi surpreendido pela pandemia do novo coronavírus e a saúde passou a ser o centro de todas as discussões e preocupações. Porém, não se pode esquecer de outros males que também acometem os homens.

Outras Doenças que também podem atingir os homens

·         Andropausa

Entre 40 a 55 anos, os homens apresentam uma queda nos níveis do hormônio testosterona. As mudanças ocorrem muito gradualmente e podem ser acompanhadas por mudanças em atitudes, humor, fadiga, perda de energia, libido e agilidade física.

·         Disfunção Erétil

A disfunção erétil é a incapacidade de o homem conseguir obter e manter uma ereção do pênis suficiente que possibilite uma atividade sexual satisfatória. Pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou mesmo problemas psicológicos. Nem sempre o fato de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é consultar um médico urologista para uma avaliação adequada.

·         Doenças Cardiovasculares

São doenças cardíacas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, como por exemplo o infarto, a angina e o AVC. Homens de até 50 anos de idade sofrem mais com essa condição do que as mulheres dessa faixa etária. Isso está associado à susceptibilidade em desenvolver algumas doenças, como hipertensão arterial, colesterol alto e alcoolismo em maior grau que as mulheres.

·         Diabetes

A diabetes é uma doença silenciosa que cada vez mais atinge homens no Brasil e no mundo, e está muito associado a hábitos de vida pouco saudáveis. O Diabetes está diretamente associado ao surgimento de outras patologias e disfunções no homem, incluindo a erétil.

·         Obesidade

Obesidade é o aumento excessivo de gordura corporal, e funciona como fator de risco para diversas outras doenças. Pessoas do sexo masculino são mais acometidos por esse problema, no comparativo com as mulheres.

Cuide-se – Inclua essas ações em sua rotina, e tenha mais saúde!

  • Pratique atividade física de forma regular. E não precisa ser tedioso, algumas combinações podem tornar a prática de exercícios bem mais prazerosa que se imagina, como se exercitar acompanhado de um amigo ou familiar.
  • Alimente-se bem e de forma saudável. Isso não significa fazer dieta, o segredo está no equilíbrio.
  • Mantenha o peso adequado. Não importa o tipo de corpo que você tem, o importante é manter o seu peso adequado para você.
  • Mantenha consulta com médico de forma regular. De acordo com a sua idade e questão de saúde, pode ser clínico geral, cardiologista, urologista entre outros.

Seja do tipo que cuida da saúde!

#secuidaaívai

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2535-novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata

https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2018/fevereiro/19/Perfil-da-morbimortalidade-masculina-no-Brasil.pdf

https://centromedicoberrini.com.br/artigos/quais-as-doencas-mais-comuns-em-homens

http://www.sbcm.org.br/v2/index.php/not%C3%ADcias/190-noticias-da-saude/551-sp-1915824144

https://www.endocrino.org.br/o-que-e-andropausa/

https://portaldaurologia.org.br/publico/faq/disfuncao-eretil-conheca-causas-sintomas-prevencao-e-tratamentos/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Área Restrita

Plataforma de operação de benefícios

Inscreva-se e receba novos conteúdos!



Estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies da MDS Brasil.*

Estas informações têm como fonte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que devem ser consultadas aqui, e do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas aqui. Destinam-se a informar quais as recomendações gerais das autoridades competentes, não podendo ser consideradas como prestação de aconselhamento médico por parte da MDS.
A MDS não poderá ser legalmente responsável pelas informações acima prestadas. A informação constante deste site não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MDS Brasil © 2021 - Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por