Junho Vermelho: solidariedade corre nas veias

Junho Vermelho: solidariedade corre nas veias

A solidariedade não sai de moda: doe sangue e salve vidas!

Doar sangue é um ato de solidariedade e responsabilidade social. Com uma única doação, você pode salvar até 4 vidas.

A doação é um processo pelo qual o voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para uso posterior em transfusões.

Mas e o novo coronavírus?

Os hospitais precisam de doadores de sangue para ajudar diferentes tipos de pacientes, como os portadores de doenças crônicas e até os pacientes internados por Covid19 devido às complicações que ocorrem em alguns casos. Por isso, é ainda mais importante ser doador nesse período. Para garantir a segurança dos voluntários, os hemocentros estão agendando os horários das doações e também mantendo os protocolos de prevenção ao novo coronavírus.

Segundo Ministério da Saúde, são considerados inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou que tiveram contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.

É necessário ir ao Hemocentro usando máscara, fazer a higienização das mãos logo na chegada, evitar levar acompanhantes e respeitar os limites entre as cadeiras para manter o distanciamento entre as pessoas dentro das unidades.

A importância de doar

O sangue é insubstituível e sem ele é impossível viver. Por isso, uma das recomendações que o Ministério da Saúde reforça constantemente é a importância de adotarmos uma cultura solidária de doação regular e espontânea.

O maior objetivo é manter os estoques de sangue sempre abastecidos e não apenas em datas específicas.

Como doar?

Você precisa checar se você atende aos requisitos necessários para doação de sangue. Existem alguns impedimentos temporários e definitivos.  

IMPORTANTE: A Anvisa e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 5/2020­ para triagem clínica dos candidatos à doação de sangue relacionados ao risco de infecção pelo novo Coronavírus. Essa atualização por ser conferida no portal da Anvisa (http://portal.anvisa.gov.br/ )

Quem pode doar sangue?

Homens e mulheres saudáveis que atendam aos requisitos

Requisitos básicos para doação de sangue

·         Estar em boas condições de saúde

·         Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, necessária autorização de pais ou responsáveis)

·         Pesar no mínimo 50kg

·         Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)

·         Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)

·         Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato

Quem não pode doar sangue

Há algumas situações temporárias ou definitivas que contraindicam a doação de sangue. No site do Ministério da Saúde (http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/) é possível encontrar a relação completa de impedimentos.

Não vamos deixar o momento atual quebrar a corrente do bem!

Faça parte do clube dos doadores de sangue e ajude a salvar vidas!

#FazBemDoar #JunhoVermelho

Fontes:

http://portal.anvisa.gov.br/

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Área Restrita

Plataforma de operação de benefícios

Inscreva-se e receba novos conteúdos!



Estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies da MDS Brasil.*

Estas informações têm como fonte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que devem ser consultadas aqui, e do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas aqui. Destinam-se a informar quais as recomendações gerais das autoridades competentes, não podendo ser consideradas como prestação de aconselhamento médico por parte da MDS.
A MDS não poderá ser legalmente responsável pelas informações acima prestadas. A informação constante deste site não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MDS Brasil © 2021 - Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por