JUNHO VERMELHO

JUNHO VERMELHO

A Organização Mundial da Saúde busca conscientizar o público em geral da necessidade de doações voluntárias regulares para garantir a qualidade, a segurança e a disponibilidade do sangue e seus derivados. A doação de sangue é totalmente voluntária e pode salvar até 4 vidas.
A quantidade de sangue retirada de uma doação representa pelo menos 10% do total de sangue do corpo humano adulto, sendo de rápida recuperação.
Por que doar sangue?
O sangue é imprescindível e sem ele é impossível viver. A importância da doação de sangue é manter os estoques sempre abastecidos, não dependendo de casos específicos para comover a população.
Como e quem pode doar sangue?
Para doar sangue é preciso seguir algumas recomendações:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam da autorização com a presença dos pais e maiores de 60 anos devem ter doado ao menos uma vez antes de completar a idade)
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Levar documento com foto recente e original
  • Não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes
  • Não apresentar gripe, resfriado, febre ou algum processo infeccioso/inflamatório atual

Será realizado uma triagem clínica individual sobre seu histórico médico, seus hábitos e suas condições de saúde. A entrevista tem como objetivo assegurar a saúde do doador e do receptor.
Cuidados após a doação
Após a doação de sangue, é necessário ter alguns cuidados:

  • Permanecer sentado durante 15 minutos. Comer e beber o lanche fornecido no local de coleta
  • Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas
  • Evitar bebidas alcoólicas 12 horas após a doação
  • Aumentar a ingestão de líquidos, principalmente nas primeiras 4 horas
  • Manter o curativo no braço por pelo menos 4 horas
  • Não fumar por cerca de 2 horas

Intervalo entre doações
Para mulheres a doação pode acontecer a cada 3 meses, sendo no máximo 3 doações anuais. Já para os homens a doação pode acontecer a cada 2 meses, sendo no máximo 4 doações anuais.

O amor corre nas veias! Doe sangue, salve vidas!

Fontes:
Organização Mundial da Saúde
Ministério da Saúde
Banco de Sangue de SP

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Área Restrita

Plataforma de operação de benefícios

Inscreva-se e receba novos conteúdos!



Estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies da MDS Brasil.*

Estas informações têm como fonte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que devem ser consultadas aqui, e do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas aqui. Destinam-se a informar quais as recomendações gerais das autoridades competentes, não podendo ser consideradas como prestação de aconselhamento médico por parte da MDS.
A MDS não poderá ser legalmente responsável pelas informações acima prestadas. A informação constante deste site não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MDS Brasil © 2021 - Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por