SAÚDE E BEM-ESTAR

SAÚDE E BEM-ESTAR

Dia Mundial da Saúde
No dia 07 de abril comemoramos o dia mundial da saúde e esta data tem como finalidade conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.
Para garantir seu compromisso com a saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem metas ambiciosas para 2019, confira:

  • Reduzir a poluição do ar e mudanças climáticas
  • Reduzir o número de doenças crônicas não transmissíveis
  • Evitar pandemias de Gripe
  • Levar saúde a todas as regiões do mundo, reduzindo os cenários de fragilidade e vulnerabilidade
  • Combater a resistência antimicrobiana
  • Combater os surtos de Ebola
  • Expandir a atenção primária a saúde
  • Melhorar a adesão as campanhas vacinais
  • Combater a Dengue
  • Reduzir o número de infecção pelo vírus do HIV

São metas interessantes nas quais podemos colaborar para seu o cumprimento. Afinal, é trabalhando a prevenção que teremos força frente a esses desafios.
Aqui vão algumas dicas para melhorar nossa saúde e bem-estar e contribuir para as metas da OMS.
Alimentação saudável: Busque sempre opções saudáveis e coloridas para compor o seu prato, evitando excesso de comidas industrializadas, enlatadas e embutidas. Lembre-se de realizar as três refeições principais e as intermediárias.
Uso de tabaco e álcool: O consumo exagerado de álcool e o uso do tabaco estão ligados a diversas doenças crônicas não transmissíveis como, Hipertensão Arterial, Diabetes, dentre outras. Evite esses vícios!
Hidratação: Você sabia que o nosso corpo suporta um tempo maior sem alimento do que sem água? A hidratação é essencial a vida, precisamos consumir em média 2 litros de água por dia para manter o bom funcionamento do organismo.
Atividade Física: A prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios são muitos, desde a perda de peso a redução do risco de desenvolver hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão entre outras. A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia). Vamos nos agitar!
Promoção a saúde: A atenção primária a saúde tem objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir vulnerabilidade e riscos à saúde. Embora, essa seja a “porta de entrada” para o sistema de saúde, culturalmente buscamos a atenção secundária, o tratamento das doenças.
No entanto, lembre-se de que prevenir é sempre melhor do que remediar. Faça seu acompanhamento anualmente ou de acordo com o recomendado pelo seu médico e não esqueça de fazer seus exames e leva-los no retorno. Na atenção primária temos toda uma equipe de saúde preparada para lhe oferecer o tratamento mais indicado e personalizado. Agende seu médico!

Saúde é o bem mais precioso da vida. Cuide da sua você também!

Fonte:
Portal da Saúde
Nações Unidas
PAHO
Atividade Física

O De Bem com a Vida é um portal dedicado a reunir e disseminar boas práticas para saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio de cartilhas e conteúdo, a plataforma traz informações atualizadas sobre o setor – notícias, legislação, dicas e muito mais. Além de agregar os insights e novidades em alta, o portal é atualizado mensalmente com campanhas de saúde e conscientização. O objetivo é compartilhar conhecimento de forma clara e didática e contribuir para a educação da população.

Área Restrita

Plataforma de operação de benefícios

Inscreva-se e receba novos conteúdos!



Estou de acordo com as Políticas de Privacidade e Políticas de Cookies da MDS Brasil.*

Estas informações têm como fonte as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que devem ser consultadas aqui, e do Ministério da Saúde, que devem ser consultadas aqui. Destinam-se a informar quais as recomendações gerais das autoridades competentes, não podendo ser consideradas como prestação de aconselhamento médico por parte da MDS.
A MDS não poderá ser legalmente responsável pelas informações acima prestadas. A informação constante deste site não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

MDS Brasil © 2021 - Todos os direitos reservados.
Feito com ❤ por